Desenvolvimento de novos fornecedores

  • Desenvolvimento de Novos Fornecedores :

O desenvolvimento de novos fornecedores é crucial para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado, em um mundo onde as indústrias mudam a cada dia, em um ritmo cada vez mais acelerado. A cada dia, os mercados fornecedores de sua empresa sofrem mudanças, tais como inovações tecnológicas, variações de preços de matérias primas, alterações tarifárias, surgimento de novos concorrentes, etc. Este cenário de constantes mudanças ocorre não apenas a nível local (no Brasil), mas também a nível global. A capacidade de acompanhar todas as mudanças não apenas do seu core business, mas também do core business de seus fornecedores, é vital para que sua empresa seja e se mantenha competitiva no mercado.  Frequentemente, as empresas se habituam a trabalhar com um (ou poucos) fornecedores, por uma questão de "comodismo", por acreditar que estes são as melhores (ou únicas) opções disponíveis, e que apenas tais fornecedores estão aptos a entregar confiavelmente os melhores produtos. Esta crença nem sempre é uma verdade, e a Cordex terá prazer em comprovar isto.

A Cordex possui uma database de milhares de fornecedores dos mais diversos segmentos, já devidamente homologados, qualificados e registrados em nosso sistema, tanto no Brasil como nos cinco continentes. Através de uma ampla rede de parceiros e escritórios locais, desenvolvemos um expertise profundo nos maiores mercados fornecedores no mundo todo. Temos especialistas dedicados a cada mercado, que possuem um conhecimento profundo não apenas da sua indústria, mas também do mercado de seus fornecedores. Acompanhamos as mudanças em todo o cenário de seus fornecedores de perto, mantendo-nos sempre atualizados sobre o mercado, as melhores opções, inovações, variações de preços, e sobre as novas tecnologias. Enxergamos o mundo todo como um potencial mercado fornecedor, e não apenas o Brasil.

Os especialistas da Cordex observam que muitas vezes as equipes de Suprimentos das empresas se veem muito ocupadas com atividades do dia a dia, atendimento a demandas internas de áreas usuárias, projetos internos, reuniões, viagens, etc, o que reduz o tempo para que sejam realizadas atividades de desenvolvimento de fornecedores. Até mesmo as empresas que possuem áreas ou profissionais dedicados nem sempre conseguem fazer um desenvolvimento adequado de novos fornecedores, pois muitas vezes tais os profissionais se tornam especialistas no segmento em que a empresa atua, mas não são especializados nas indústrias de cada um de seus sub-fornecedores. É natural que seja assim, pois afinal, o core business de sua empresa não é o Desenvolvimento de Fornecedores. Porém, este é o Core Business da Cordex. Nós da Cordex possuímos este alto nível de conhecimento e proximidade não apenas com seu mercado, mas também, com o mercado de seus principais fornecedores. Por isso, somos capazes de localizar, desenvolver, negociar e fechar acordos com tais fornecedores de modo mais fácil e rápido, uma vez que já os temos cadastrados e homologados em nossos sistemas, já possuímos relacionamento com eles, e pelo fato de termos parceiros locais nos cinco continentes.     

  • Como criar um processo de desenvolvimento de novos fornecedores

O PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores) da Cordex passa por alguns requisitos básicos, como o estabelecimento de um contrato de longo prazo, incentivando o fornecedor a investir em melhorias; a redução do número de fornecedores, aumentando a participação no mercado dos escolhidos; estabelecer critérios de desenvolvimento de programas de qualidade semelhantes ao do comprador, para garantir os produtos comprados.

Para se chegar a esse ponto, então, é necessário que o fornecedor tenha o compromisso com o comprador, mantendo alguns procedimentos, dentro da exigência do comprador, como relacionamos a seguir:

  • Cumprimento de prazos de entrega;
  • Fornecimento de itens dentro dos padrões de qualidade exigidos;
  • Oferta de preços mais competitivos;
  • Apresentar um histórico de referências;
  • Fornecimento de serviços que possam complementar seus produtos;
  • Fornecer apoio técnico.

Com o cumprimento desses requisitos, o fornecedor pode se considerar alinhado com a estratégia do comprador, participando de uma estratégia organizacional. Cria-se uma sincronização de processos, fornecendo impactos favoráveis tanto ao custo dos produtos, quanto à sua qualidade.

Ao correr do tempo, com o relacionamento entre fornecedor e comprador avançando, também é necessário que haja um monitoramento contínuo do contrato e dos processos implantados pelo fornecedor, estabelecendo uma parceria mais firme e fortalecendo principalmente os fornecedores mais fracos.

Essa parceria mais aprofundada pode trazer benefícios aos dois lados, conseguindo fazer com que o fornecedor tenha uma saúde financeira melhor, podendo atender às necessidades do comprador e gerando o comprometimento entre ambos de se apoiarem mutuamente.

O comprometimento irá conceder o clima de liberdade entre ambos para que possam criar indicadores de desempenho, fornecendo o comprador o apoio necessário ao fornecedor para que os níveis sejam similares, mantendo condições para:

  • Alinhar as metas de desempenho do fornecedor com as metas do comprador;
  • Definir os aspectos de desempenho que devem ser melhorados;
  • Determinar o método de coleta de informações;
  • Fornecer feedback aos fornecedores quanto ao seu desempenho;
  • Produzir resultados decorrentes do desempenho do fornecedor.

Deve-se ter em mente que um fornecedor bem administrado é capaz de fornecer melhores produtos, com maior valor, dentro dos prazos estabelecidos e dentro das conformidades exigidas pelo cliente, proporcionando redução de custos e desenvolvimento de produtos com mais qualidade.

Essa avaliação dos fornecedores poderá também antecipar e reduzir os riscos, seja de saúde financeira ou de desempenho operacional, com uma comunicação mais aberta e com melhores resultados dentro de um processo de melhoria contínua.

O PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores) da Cordex possui o poder de aumentar o nível de competitividade tanto do vendedor quanto do comprador, criando  impactos positivos no relacionamento entre as empresas, trabalhando em conjunto e estabelecendo objetivos comuns, com planos de ação voltados para os resultados, proporcionando uma certeza de sucesso para ambos os lados. Os especialistas da Cordex estão preparados para auxilia-lo(a) em todas as etapas de um processo efetivo de desenvolvimento de fornecedores ! Entre em contato conosco, e surpreenda-se com os bons resultados !!